Guia de boas práticas

Requisitos de Projeto

As câmeras Mibo Cam possuem o protocolo Intelbras-1 e ONVIF.
Obs: a visualização via INTELBRAS-1 é garantida apenas em DVRs e NVRs Intelbras.

Importante: Sempre procure optar em usar o protocolo Intelbras-1 com DVRs e NVrs Intelbras, pois, dessa forma tanto a câmera quanto o gravador estão trabalhando com protocolo proprietário e a integração será mais assertiva.

As câmeras Mibo Cam devem ser utilizadas apenas como complemento de um sistema de CFTV. Para projetos com DVRs e NVRs, siga as orientações deste tópico:

Utilize no máximo 8 câmeras Wi-fi em um mesmo sistema

Como o meio Wi-Fi é compartilhado, a utilização de mais de 8 câmeras irá diminuir drasticamente a performance do sistema, causando instabilidade e perda de gravações. Para maior estabilidade do sistema, utilize roteadores de linha profissional.

Obs.:Esta não é uma limitação dos gravadores de imagem, mas uma recomendação que visa garantir bom funcionamento do sistema.

Utilize uma rede Wi-Fi dedicada para o sistema de CFTV

A utilização do mesmo roteador Wi-Fi para o sistema de segurança e outras aplicações pode acarretar em perda de gravações e lentidão na rede. Para evitar esse tipo de problema, as câmeras Wi-Fi devem ser conectadas à uma estrutura de rede Wi-Fi exclusiva, assim como já é recomendado para as câmeras IPs cabeadas.

Garanta que o sinal transmitido pela câmera chegue ao roteador com no mínimo -60 dbm

Deve ser verificado no roteador a potência do sinal da câmera que ele está recebendo. Se esta for inferior que -60 dbm, além de haver perda de gravações, esta câmera irá impactar na performance das demais câmeras por utilizar o mesmo meio Wi-Fi. Certifique-se que o seu roteador permite a visualização desse parâmetro.
O sinal recebido pelas câmeras proveniente do roteador dependerá da distância entre o roteador e as câmeras, ou seja, quanto maior a distância entre ambos, menor será o alcance do sinal recebido. Outros fatores que atenuam e atrapalham a propagação do sinal são barreiras físicas como parede, portas. Desta forma é aconselhável que o roteador e as câmeras estejam em visada livre para um melhor funcionamento do sistema.

Adicione as câmeras no gravador com o protocolo UDP.

Um sistema de CFTV que não utiliza um meio de transmissão cabeado está suscetível a perdas de pacotes. Recomenda-se a utilização do protocolo UDP para que ocorram menos retransmissões de pacotes, o que poderia causar um congestionamento na rede, impactando no funcionamento de todo o sistema. Para visualizar os gravadores que permitem o tráfego de vídeo nesse protocolo, verifique a tabela abaixo

Utilize um cartão SD nas câmeras para garantir que não haverá perda de gravações

Um sistema de CFTV que não utiliza um meio de transmissão cabeado está susceptível a perdas de pacotes e consequentemente pode perder algumas gravações. Para garantir a integridade das gravações, recomendamos que seja utilizado um cartão SD nas câmeras como backup.

Além do cartão de memória, outra alternativa para aumentar a segurança do sistema é contratar o Mibo Cloud. O Mibo Cloud é o serviço de gravação em nuvem disponível para câmeras da linha Mibo Cam. Mesmo que algo aconteça com a câmera é possível ter acesso aos últimos eventos, pois os vídeos ficam armazenados de forma segura na nuvem Mibo.

*Os planos são individuais, ou seja, é necessário contratar um plano para cada câmera Mibo.

As imagens gravadas em nuvem (Mibo Cloud) possuem extensão MP4 e as gravadas no diretamente no cartão micro SD possuem extensão DAV.

Fixar o IP da câmera

Para estabilidade do sistema, é necessário fixar o IP da câmera. Isto é possível acessando as configurações do roteador ou diretamente através do app Mibo Cam. Para fazer tal tarefa, basta seguir os passos na figura abaixo.

“Configurações > Avançados > Redes > IP Dinâmico > Desabilitar”

Clique no ícone verde para desabilitar, o ícone deverá ficar apagado.

Informações do IP, Máscara e Gateway da câmera

Como adicionar suas câmeras ao gravador

Atendendo às condições listadas acima, prossiga com a instalação seguindo o passo-a-passo abaixo:

1. Para adicionar suas câmeras a um gravador conectando-as no Wi-Fi, antes é necessário que elas sejam adicionadas a uma conta no aplicativo Mibo Cam – e, para tanto, é necessário ter acesso à internet. Após adicioná-las a uma conta Mibo Cam. Lembre-se de adicionar a câmera na mesma rede ao qual o DVR/NVR está operando, dessa forma, será possível adicionar a câmera ao gravador. Após isso, siga o procedimento abaixo.

2. Para conectar a câmera ao gravador, você precisará de um login e de uma senha. O login é admin e a senha é a chave de acesso, encontrada na etiqueta da base da câmera.

Atenção:: Caso esteja utilizando o protocolo ONVIF não poderá ser alterado a chave de acesso, pois, caso isso seja feito, a conexão será perdida entre DVR e câmera.

Caso esteja utilizando o protocolo INTELBRAS-1 e o cliente opte em alterar a chave de acesso, deve-se alterar a mesma no DVR também para manter a conexão entre câmera e gravador.

Observações:

  • O protocolo ONVIF perfil S, não possibilita controlar o alarme da câmera através dos gravadores de imagens DVR/NVR.
  • Caso sua câmera Mibo Cam tenha suporte a áudio, para ouvi-lo, será necessário que os gravadores tenham suporte ao codec AAC.
  • Em gravadores sem suporte ao codec AAC, é possível realizar backup das gravações com áudio, desde que seja utilizado o formato. dav, ou seja, o arquivo não pode ter sido convertido para o formato .avi no gravador.
  • Utilize o Intelbras Media Player, disponível em nosso site, para converter ovídeo em outros formatos, reconhecidos pelos players convencionais

Para saber como funciona o áudio nos gravadores Intelbras, veja a tabela de compatibilidade abaixo.

ModeloCODEC DE AUDIO AACÁUDIO LOCALÁUDIO WEBÁUDIO ISIC (DISP. MÓVEL)ÁUDIO SIM NEXT (PC)ÁUDIO BACKUP
iMHDX 3004SimSimSimSimSimSim
iMHDX 3008SimSimSimSimSimSim
iMHDX 3016SimSimSimSimSimSim
iMHDX 3032SimSimSimSimSimSim
iMHDX 5008SimSimSimSimSimSim
MHDX 1004NãoNãoNãoSimSimSim
MHDX 1008NãoNãoNãoNãoNãoNão
MHDX 1016NãoNãoNãoNãoNãoNão
MHDX 1104SimSimSimSimSimSim
MHDX 1108SimSimSimSimSimSim
MHDX 1116SimSimSimSimSimSim
MHDX 1132SimSimSimSimSimSim
MHDX 1204SimSimSimSimSimSim
MHDX 1208SimSimSimSimSimSim
MHDX 1216SimSimSimSimSimSim
MHDX 3004NãoNãoNãoSimSimSim
MHDX 3008NãoNãoNãoSimSimSim
MHDX 3016NãoNãoNãoSimSimSim
MHDX 3104SimSimSimSimSimSim
MHDX 3108SimSimSimSimSimSim
MHDX 3116SimSimSimSimSimSim
MHDX 3132SimSimSimSimSimSim
MHDX 5016NãoNãoNãoSimSimSim
MHDX 5108SimNãoSimSimSimSim
MHDX 5116SimNãoSimSimSimSim
MHDX 5208SimSimSimSimSimSim
MHDX 5216SimSimSimSimSimSim
MHDX 7116SimSimSimSimSimSim
MHDX 7132SimSimSimSimSimSim


ModeloCODEC DE AUDIO AACÁUDIO LOCALÁUDIO WEBÁUDIO ISIC (DISP. MÓVEL)ÁUDIO SIM NEXT (PC)ÁUDIO BACKUP
iNVD 5032SimSimSimSimSimSim
NVD 1204NãoNãoNãoNãoNãoNão
NVD 1208NãoNãoNãoNãoNãoNão
NVD 1216NãoNãoNãoNãoNãoNão
NVD 1232SimSimSimSimSimSim
NVD 1304SimSimSimSimSimSim
NVD 1308SimSimSimSimSimSim
NVD 1316SimSimSimSimSimSim
NVD 1404SimSimSimSimSimSim
NVD 1404PSimSimSimSimSimSim
NVD 1408SimSimSimSimSimSim
NVD 1408PSimSimSimSimSimSim
NVD 3108PSimSimSimSimSimSim
NVD 3116SimSimSimSimSimSim
NVD 3116PSimSimSimSimSimSim
NVD 3204PSimSimSimSimSimSim
NVD 3208PSimSimSimSimSimSim
NVD 5124SimSimSimSimSimSim
NVD 7132SimSimSimSimSimSim