Guia de boas práticas

Requisitos de Projeto

As câmeras Mibo Cam possuem o protocolo Intelbras-1 e ONVIF.
Obs: a visualização via INTELBRAS-1 é garantida apenas em DVRs e NVRs Intelbras.

Um sistema de CFTV que não utiliza um meio de transmissão cabeado, está suscetível a perdas de pacotes. Recomenda-se a utilização do protocolo Onvif ao adicionar câmeras através do wi-fi, e priorizando selecionar o modo UDP no gravador no momento da adição, dessa forma o trafego de rede será reduzido, evitando gargalos e lentidões na comunicação das câmeras com o roteador.

As câmeras Mibo Cam devem ser utilizadas apenas como complemento de um sistema de CFTV. Para projetos com DVRs e NVRs, siga as orientações deste tópico:

Utilize no máximo 6 câmeras Wi-fi em um mesmo sistema

Como o meio Wi-Fi é compartilhado com outros dispositivos (TV's, celulares, computadores, etc.), a utilização de mais de 6 câmeras irá diminuir drasticamente a performance do sistema, causando instabilidade e perda de gravações. Para maior estabilidade do sistema, utilize roteadores de linha profissional.

Obs.:Esta não é uma limitação dos gravadores de imagem, mas uma recomendação que visa garantir bom funcionamento do sistema, portanto mesmo sem o uso de gravadores em sua rede, recomendamos o uso de até 6 câmeras por rede, mesmo em cenários com mais de um roteador.

Utilize uma rede Wi-Fi dedicada para o sistema de CFTV

A utilização do mesmo roteador Wi-Fi para o sistema de segurança e outras aplicações pode acarretar em perda de gravações e lentidão na rede. Para evitar esse tipo de problema, as câmeras Wi-Fi devem ser conectadas à uma estrutura de rede Wi-Fi exclusiva, assim como já é recomendado para as câmeras IPs cabeadas.

Garanta que o sinal transmitido pela câmera chegue ao roteador com no mínimo -60 dbm

Deve ser verificado no roteador a potência do sinal da câmera que ele está recebendo. Se esta for inferior que -60 dbm, além de haver perda de gravações, esta câmera irá impactar na performance das demais câmeras por utilizar o mesmo meio Wi-Fi. Certifique-se que o seu roteador permite a visualização desse parâmetro.
O sinal recebido pelas câmeras proveniente do roteador dependerá da distância entre o roteador e as câmeras, ou seja, quanto maior a distância entre ambos, menor será o alcance do sinal recebido. Outros fatores que atenuam e atrapalham a propagação do sinal são barreiras físicas como parede, portas, espelhos, entre outros. Desta forma é aconselhável que o roteador e as câmeras estejam em visada livre para um melhor funcionamento do sistema.

Adicione as câmeras no gravador com o protocolo UDP.

Um sistema de CFTV que não utiliza um meio de transmissão cabeado está suscetível a perdas de pacotes. Recomenda-se a utilização do protocolo UDP para que ocorram menos retransmissões de pacotes, o que poderia causar um congestionamento na rede, impactando no funcionamento de todo o sistema. Para visualizar os gravadores que permitem o tráfego de vídeo nesse protocolo, verifique a tabela abaixo

Utilize um cartão SD nas câmeras para garantir que não haverá perda de gravações

Um sistema de CFTV que não utiliza um meio de transmissão cabeado está susceptível a perdas de pacotes e consequentemente pode perder algumas gravações. Para garantir a integridade das gravações, recomendamos que seja utilizado um cartão SD nas câmeras como backup.

Além do cartão de memória, outra alternativa para aumentar a segurança do sistema é contratar o Mibo Cloud. O Mibo Cloud é o serviço de gravação em nuvem disponível para câmeras da linha Mibo Cam. Mesmo que algo aconteça com a câmera é possível ter acesso aos últimos eventos, pois os vídeos ficam armazenados de forma segura na nuvem Mibo.

Para maiores informações referente a este serviço, acesse o site www.intelbras.com/pt-br/mibo-cloud.

As imagens gravadas em nuvem (Mibo Cloud) possuem extensão MP4 e as gravadas no diretamente no cartão micro SD possuem extensão DAV.

Mais uma camada de proteção contra possíveis falhas na gravação é a utilização do modo contínuo, em canais do gravador que possuam câmeras Wi-Fi conectadas.

Fixar o IP da câmera

Para estabilidade do sistema, é necessário fixar o IP da câmera. Isto é possível acessando as configurações do roteador ou diretamente através do app Mibo Cam. Para fazer tal tarefa, basta seguir os passos na figura abaixo.

“Configurações > Avançados > Redes > IP Dinâmico > Desabilitar”

Clique no ícone verde para desabilitar, o ícone deverá ficar apagado.

Informações do IP, Máscara e Gateway da câmera

Como adicionar suas câmeras ao gravador

Atendendo às condições listadas acima, prossiga com a instalação seguindo o passo-a-passo abaixo:

1. Para adicionar suas câmeras a um gravador conectando-as no Wi-Fi, antes é necessário que elas sejam adicionadas a uma conta no aplicativo Mibo Cam – e, para tanto, é necessário ter acesso à internet. Para adicioná-las a um gravador, siga as instruções abaixo:

2. Para conectar a câmera ao gravador, você precisará de um login e de uma senha. O login é admin e a senha é a chave de acesso configurada para a câmera.

Atenção: Caso esteja utilizando o protocolo ONVIF, mesmo alterando a chave de acesso, a senha utilizada para cadastro da câmera no gravador deve ser a chave de acesso presente na etiqueta.

Caso esteja utilizando o protocolo INTELBRAS-1 e o cliente altere a chave de acesso, deve-se alterar a mesma no DVR também para manter a conexão entre câmera e gravador.

Verifique abaixo pontos importantes sobre a compatibilidade das câmeras com os gravadores de imagem:

  • A utilização das câmeras Mibo Smart em conjunto com a função TOUR do DVR pode causar mau funcionamento no produto, o que pode resultar em uma diminuição de sua vida útil. Para a utilização de presets, recomendamos exclusivamente o uso do modo cenas por meio do aplicativo Mibo Smart.
  • O protocolo ONVIF perfil S, não possibilita controlar o alarme da câmera através dos gravadores de imagens DVR/NVR.
  • Caso sua câmera Mibo Cam tenha suporte a áudio, para ouvi-lo, será necessário que os gravadores tenham suporte ao codec AAC.
  • Em gravadores sem suporte ao codec AAC, é possível realizar backup das gravações com áudio, desde que seja utilizado o formato. dav, ou seja, o arquivo não pode ter sido convertido para o formato .avi no gravador.
  • Utilize o Intelbras Media Player, disponível em nosso site, para converter ovídeo em outros formatos, reconhecidos pelos players convencionais